Última atualização:
Aurelino Leal

PREFEITURA MUNICIPAL DE AURELINO LEAL PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DO PLANO INTERMUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS.

Fonte: ASCOM/A.LEAL
22/06/2022 às 12h49

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria

A Prefeitura Municipal de Aurelino Leal, sob a gestão do Prefeito Rodrigo Andrade (PP), em parceria com o Consórcio Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul realizou na última terça-feira (21/06), a audiência Pública para apresentação do Plano Integrado Intermunicipal de Resíduos Sólidos. Participaram ativamente da discussão os vereadores: Binho de Viz, Nego Wil, Osvaldo Nery, Zé Birata, a vereadora Patrícia Sanches e a Presidente da Câmara e membro do Comitê Gestor Municipal, vereadora Rosana Fontes. Além do Prefeito Rodrigo Andrade e do Vice-Prefeito e secretário de Administração e Planejamento Ricardo Carneiro e da Jornalista da AMURC Viviane, do Agente Administrativo da CDS/LS, Rivaldo e da Auxiliar Administrativa da CDS/LS Letícia e do coordenador técnico Saulo Araújo. Dentre o público presentes, a audiência contou com a presença de professores, catadores recicláveis, agente comunitários e membros do governo municipal.

Durante a apresentação o coordenador técnico da elaboração do Plano Intermunicipal, Saulo Araújo, da empresa Oriens Resiliência e Sustentabilidade, explicou sobre as etapas já realizadas até o presente momento, os resultados do diagnóstico e o planejamento da proposta para os resíduos. O PIGIRS - Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um instrumento de planejamento que visa nortear os municípios a se ajustarem ao cumprimento das obrigações previstas pela PNRS. Esse Plano possibilita os municípios acessarem recursos nas esferas estadual e nacional para investimentos.

O objetivo do documento apresentado na câmara de vereadores de Aurelino Leal é possibilitar uma gestão mais eficiente dos resíduos sólidos, a universalização dos serviços ofertados e a sustentabilidade econômico-financeira dos municípios, regulamentando e equacionando a questão dos resíduos no país, norteado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).