Última atualização:
Aurelino Leal

AURELINO LEAL É O 9º MUNICÍPIO MAIS BEM POSICIONADO NO LITORAL SUL DA BAHIA EM RANKING DO PROGRAMA PREVINE BRASIL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Fonte: Fonte: Ascom/PMAL – Abimael Rirches
27/10/2021 às 12h01

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria

A Saúde em Aurelino Leal conseguiu uma posição de destaque em ranking do Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde. Dentre os 26 municípios do litoral sul do estado, Aurelino Leal é o 9° mais bem avaliado, ocupando também a 72° posição envolvendo todos os 417 municípios baianos.

É importante ressaltar o salto positivo nos indicadores que são avaliados para atribuição das médias. Em relação aos indicadores individuais houve um avanço 55,1% saindo de 9,5% no ano passado e atingindo a marca de 64,1% até o mês de setembro, nos indicadores de captação ponderada ocorreu um avanço de 31,07%, saindo da média 70,9% em 2020 e alcançando 101,97%.

A cidade ostenta a importante marca por conta do trabalho desenvolvido na Atenção primária, a exemplo da correta e responsável aplicação dos recursos da saúde, por meio de estratégia de Saúde da Mulher, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Melittus), dentre outras.

O Secretário de Saúde Silvio Reis Junior enaltece o trabalho da gestão municipal, com destaque para todos os profissionais da saúde envolvidos na Atenção Primária.

“O resultado alcançado deve-se ao empenho de cada profissional, pelo comprometimento e trabalho colaborativo, bem como da administração municipal por meio da equipe gestora de saúde. Continuaremos trabalhando para ampliar cada vez mais a qualidade dos atendimentos à população Aurelinense e para alcançar a nota máxima, garantindo assim o repasse de recursos federais do Programa", destacou.

Para o prefeito Rodrigo Andrade, todas às metas alcançadas foi possível graças ao árduo trabalho desenvolvido por toda equipe empenhada com a população.

“Enquanto gestor público deixo meu agradecimento e valorização a todos que se esforçaram para que os resultados fossem atingidos, fazendo do nosso município, destaque regional na área da saúde, num momento tão atípico como este, onde a nossa principal meta é salvar vidas”, finalizou o prefeito.

O Previne Brasil é um programa do Governo Federal que institui metas a serem cumpridas pelos municípios. Os mais bem avaliados recebem maior repasse de verbas federais para investimento em saúde pública.